terça-feira, 2 de dezembro de 2008

"Case Studies"

Sempre ouvi dizer que uma das coisas mais interessantes de se fazer um MBA é ter a oportunidade de estudar detalhadamente casos de sucesso e também de fracasso dos mais diversos setores, sejam eles industriais ou serviços. Após quase 3 meses de curso, já posso dizer com certeza de que isso é a mais pura verdade. Até agora, já tive a oportunidade de estudar casos que vão desde empresas como a British Airways, uma das maiores empresas aéreas do mundo, até empresas como Medicult (medi quem?) que detém a tecnologia de fertilização in vitro.

Esses “cases” variam bastante não só pela empresa que está sendo estudada, mas também pelo escopo de estudos. No caso da British Airways, estudamos como um novo CEO levou em 5 anos uma empresa que era reconhecida como a melhor empresa aérea do mundo e com a uma rentabilidade e lucro invejáveis comparada aos seus competidores a se tornar uma das piores empresas do setor. Isso tudo ocorreu com o CEO tendo umas das melhores estratégias para manter a empresa no patamar que estava, tanto que ele foi demitido e o novo CEO manteve todas as estratégias montadas pelo antecessor. A pergunta é: o que fez, então, com que a empresa fosse tão mal nesse período? Já no caso da Medicult, o “case” buscava entender como uma empresa que investe em inovação e no desenvolvimento de novas tecnologias pode maximizar seu lucro utilizando uma estratégia de preço global, local, ou um mix dos dois.

Além deles já vimos de tudo um pouco: bancos de investimentos, indústria química, empresa de software, consultoria internacional, construtora, e muito mais. Nas próximas 2 semanas (mais longas do que nunca, heheheheh) ainda estudaremos sobre a Boeing e o desenvolvimento do 777 e a Starbucks. No final das contas, a empresa em si pouco importa, mas o aprendizado, esse sim, tem sido sensacional!

Um comentário:

Checklist disse...

Velho, queria saber mais ai sobre o caso da British Airways...como eh que faz?

Grande abraço!