quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Team Building - Parte 2

As atividades de hoje foram muito legais! Nunca havia feito antes um trabalho de montagem de equipes tão eficiente. Através de pequenas sessões ao longo do dia, conseguimos finalizá-lo com uma das atividades mais interessantes que eu já vi quando se tenta demonstrar a importância de pensar “fora da caixa”.


Ao longo do dia inteiro fomos bombardeados por apresentações e pequenas dinâmicas que pediam para interagirmos um com o outro. Não foi fácil fazer isso, pois éramos um grupo de 8 pessoas, sendo eu, uma chinesa, uma russa, dois indianos (mas de partes diferentes da Índia), um canadense, um alemão-indiano e um alemão-puro-sangue.


Por fim, a atividade que mencionei acima. A atividade era descrita exatamente da seguinte forma: “Place in the table as many as possible four letter words using the given puzzle.” O tal quebra-cabeça era aqueles joguinhos de formar palavras num tabuleiro, sendo cada peça uma letra. Cada grupo tinha 100 peças. Quem fizesse mais palavras em 1 minuto, ganhava!


Após a primeira rodada, um grupo conseguiu formar 17 palavras e meu grupo, último, apenas 9. Foi feito uma nova rodada, agora com 3 minutos de organização e objetivo de melhorar a performance anterior em 50%. Pensamos que ia ser fácil, de fato foi, e conseguimos duplicar! Fizemos 18, mas um outro grupo fez 24! Mais uma rodada e a meta era superar em 100% a performance anterior! Nessa hora o pessoal começou a se aterrorizar, mas ainda era algo possível de ser feito. Conseguimos só 19 palavras, enquanto outro grupo conseguiu 25.


Quando achávamos que já havia acabado, veio o grande desafio: melhorar a performance anterior em 1000%!!! Isso mesmo, MIL %!!! Nessa hora todo mundo começou a se perguntar o que fazer para superar isso, ainda mais com os instrutores dizendo que era algo possível de ser feito! Uma vez alguém disse (eu acho que foi o Henry Ford) que o homem não sabendo que era impossível, foi lá e fez. Essa frase se aplica perfeitamente nessa situação, pois nesse momento começamos a pensar em como superar aquele desafio e sabíamos que se continuássemos pensando da mesma forma, obteríamos o mesmo resultado. Resultado: meu grupo formou 120 palavras, um outro grupo formou 121 palavras, o grupo que continuou pensando igual conseguiu 30, e por fim teve o grupo campeão que formou 416 palavras.


A pergunta que deixo é: como alguém pode formar 416 palavras com 100 peças?

3 comentários:

César Caslini disse...

Pô, fiquei realmente curioso! Como?! Anagramas? Palíndromos?? vou tentar pensar um pouco sobre isso...

Anônimo disse...

Muito bom este seu blog, Eduardo!
Sempre que dá venho ler suas experiências e impressões nesta sua nova jornada.
Apenas como cultura geral, a famosa frase não é do Henry Ford e, sim, de um artista francês, Jean Maurice Eugène Cocteau. O cara fez cinema, foi pintor, escultor, escritor e por aí vai.
Henry Ford teria dito algo mais neste estilo: "Sabendo que era impossível, tornou possível". O cara era um trator, quer isto seja bom ou ruim.

Anônimo disse...

Pow to curioso também...
Concerteza utilizaram as mesmas
peças para formarem mais de 1 palavra
só não consigo vislumbrar como..
mas vou continuar seguindo aq para descobrir...
um abraço